Durante sua participação na Audiência Pública sobre transporte público e mobilidade urbana entre a região do Entorno e o Distrito Federal, realizada nesta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Valparaíso, a deputada federal, Lêda Borges (PSDB-GO), apresentou um conjunto de ações que já realizou na busca de soluções para os temas.
A parlamentar, que mora em Valparaíso, relatou reuniões junto à ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), em busca de melhorar a trafegabilidade na BR040, por onde passa todo o transporte entre o Entorno e o DF.
"Nós já ajudamos em projetos que nós já tínhamos a muito tempo, a Goinfra (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes) e a ANTT a avançar no projeto do BRT (até Luziânia)"
, comentou a parlamentar, que entregou aos órgãos, um projeto elaborado quando era a prefeita valparaisense, prevendo o agravamento da situação local, com intervenções na BR040, que melhorem sua trafegabilidade.
"Nós temos que sonhar maior também. Nós já tivemos reunião com a ANTT, a concessão da ferrovia (que passa por Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso, chegando à Brasília) via se encerrar e nós pleiteamos que na próxima concessão a concessionária seja obrigada a fazer dos trilhos, também, uma linha de passageiros, isso previsto em contrato da ferrovia, porque o BRT já é uma realidade, porque o governador Ronaldo Caiado, mais o Governo Federal, mais todos os prefeitos querem e o povo precisa"
, disse Lêda Borges.
Lêda Borges também lembrou do transporte municipal, que em Valparaíso, por exemplo, tem uma cooperativa que, segundo ela, precisa ser lembrada para ser modernizada e ampliada.
A parlamentar, que já vinha discutindo o assunto com a ANTT, a Goinfra e com a secretária do Entorno, Maria Caroline Fleury, afirmou que vai ampliar a agenda para tratar do assunto coma as diversas autoridades e órgãos envolvidos para chegar em uma solução breve.