spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Como em ditaduras, Trump avança sobre instituições independentes e demite diretora do Fed

O presidente Unidos, Donald Trump tomou, nesta segunda-feira (25), uma medida sem precedentes e contestável na democracia dos Estados Unidos e demitiu Lisa Cook, do Federal Reserve, equivalente norte-americano do Banco Central brasileiro.

Trump demite Lisa Cook antes do fim do seu mandato na diretoria do Fed / Foto: Reprodução (Money Times)

A primeira mulher afro-americana a ocupar o cargo já vinha sendo alvo do regime Trumpista, que agora arrumou a alegação de impropriedade em empréstimos hipotecários.

Em 20 de agosto Trump pediu de Cook deixasse o cargo por iniciativa própria depois que o diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional dos EUA, William Pulte, nomeado por Trump, acusou-a de reivindicar duas de suas hipotecas como residências principais. O Departamento de Justiça dos EUA disse que estava investigando o assunto.

“Determinei que há causa suficiente para removê-la de seu cargo”, alegou Trump em uma carta a Cook publicada em sua plataforma Truth Social.

Trump disse que havia provas suficientes de que Cook havia feito declarações falsas em pedidos de hipoteca. “No mínimo, a conduta em questão demonstra o tipo de negligência grave em transações financeiras que questiona sua competência e confiabilidade como reguladora financeira.”

Cook havia se mostrado determinada a continuar no Federal Reserve, mesmo com os ataques sofridos.

“Não tenho intenção de ser intimidada a deixar meu cargo por causa de algumas questões levantadas em um tuíte”, disse ela em 20 de agosto. “Pretendo levar a sério qualquer pergunta sobre meu histórico financeiro como membro do Federal Reserve e, portanto, estou reunindo informações precisas para responder a qualquer pergunta legítima e fornecer os fatos.”

Lisa Cook, que foi nomeada para a Diretoria do Fed pelo ex-presidente Joe Biden em 2022, contraiu as hipotecas em questão em 2021, quando era acadêmica. Um formulário oficial de divulgação financeira para 2024 lista três hipotecas detidas por Cook, com duas listadas como residências pessoais.

Pulte alega que Cook cometeu fraude hipotecária ao listar duas de suas hipotecas como sua residência principal, mas não forneceu nenhuma evidência pública para apoiar sua alegação. Os empréstimos para residências principais podem ter taxas mais baixas.

Em uma entrevista à Bloomberg Television em 21 de agosto, Pulte disse que a suposta fraude de Cook é “evidente” e facilmente constatada em documentos disponíveis ao público. Pulte também disse que as questões foram descobertas como parte de investigações regulares e não por meio de uma caça às bruxas política contra aqueles que se opõem ao governo Trump.

As alegações do trumpista contra Cook coincidem com um amplo esforço do governo Trump contra os programas de diversidade, equidade e inclusão no governo dos EUA, um processo que levou à saída de algumas mulheres e minorias proeminentes.

O regime de Trump também tem como alvo outros oponentes políticos, incluindo o senador norte-americano Adam Schiff, com acusações semelhantes de fraude hipotecária.

Trump também ameaçou demitir o presidente do Fed, Jerome Powell, várias vezes neste ano. A Suprema Corte, contudo, indicou, em maio, que ele não pode simplesmente demitir os membros do conselho do Fed, o que inclui Lise Cook e Powell, sem um motivo forte, já que a entidade tem administração constitucionalmente independente.

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.ultimas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.Siga-nos

16,985FãsCurtir
15,748SeguidoresSeguir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

.destaques