Carlos Sainz conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 neste domingo (3). O espanhol passou o companheiro de Ferrari Charles Leclerc após a mudança rápida de sua estratégia de pneus, adotada com a entrada do safety car na pista a 12 voltas do fim.
O espanhol da Ferrari também foi beneficiado pelo problema problema mecânico da Red Bull do líder da temporada Max Verstappen, que liderou a corrida, mas acabou recebendo a bandeirada em 7º.
Sergio Perez (Red Bull) e Lewis Hamilton (Mercedes), que também trocaram os pneus quando o carro de segurança entrou na pista, completam o pódio do circuito de Silverstone, após ultrapassarem Charles Leclerc, que chegou em 4º.
Na quinta posição chegou o espanhol da Alpine, Fernando Alonso, que apareceu no momento mais emocionante da corrida, tentando ultrapassar Hamilton, que por sua vez disputava com Sainz, Leclerc e Peres.
Além de Lewis ter protagonizado uma bela ultrapassagem dupla, os três chegaram a protagonizar uma entrada de curva com os três carros emparelhados.
Lando Norris fez uma corrida consistente e chegou em 6º com sua McLaren, enquanto Mick Schumacher foi o 8º após uma disputa frenética, até os últimos metros, com Max Verstappen.
Sebastian Vettel, da Aston Martin e Mick Schumacher, da Haas, completaram o Top 10 na 9ª e 10ª colocações respectivamente.
A corrida:
A largada foi marcada por um forte acidente que resultou na capotagem de Guanyu Zhou. O piloto da Alfa Romeo foi tocado por George Russell e decolou, antes de aterrizar de ponta cabeça e deslizar vários segundos pelo asfalto. O carro ainda saltou na brita e parou na grade de proteção que separa os torcedores. Apesar da impressionante batida, Zhou não teve ferimentos.
Além de Russell e Zhou, Alexander Albon foi tocado por Sebastian Vettel, rodou e acertou alguns carros pelo caminho. O tailandês foi levado de helicóptero para o hospital devido o ângulo e o impacto.
Depois de uma longa interrupção para retirar os carros e os detritos da pista, a relargada viu uma disputa intensa pelas primeiras posições. Primeiro, Verstappen, Leclerc, Sainz e Perez dividiram a curva 3. Depois, Leclerc mergulhou por fora de Verstappen, mas não teve espaço e precisou recuar. Hamilton e Norris também disputaram posição, mas o piloto da Mercedes conseguiu prevalecer sobre seu conterrâneo da McLaren.
Algumas voltas depois, Sainz errou e Verstappen ganhou a primeira posição. A vitória parecia uma questão de tempo para o piloto da Red Bull, mas um dano no assoalho tirou as chances do líder do campeonato.
Leclerc perseguia Sainz, mas não conseguiu ultrapassar. Pelo rádio, o monegasco cobrava uma atitude da Ferrari. “Free to fight"
(livres para disputar): De maneira inesperada a equipe comunicou Leclerc que a posição deveria ser conquistada. Pouco depois, Sainz foi chamado aos boxes e Leclerc assumiu a segunda posição, enquanto Hamilton liderava.
Depois das paradas para troca de pneus de Leclerc e Hamilton, o piloto da Ferrari era o líder.
Na volta 41, das 52 previstas para o GP da Inglaterra, o safety car entrou na pista para a retirada do carro de Esteban Ocon, que parou na pista com problemas no seu Alpine.
Hamilton, Sainz e Sérgio Perez, que vinha mais atrás, aproveitaram o carro de segurança e foram aos boxes para colocar os pneus macios. Assim como, Alonso, Norris e Verstappen.
Quando o safety car deixou a pista, Perez atacou Hamilton pela terceira posição. Na curva 6, Perez ultrapassou o piloto da Mercedes. Lá na frente, Sainz partiu para cima de Leclerc e assumiu a liderança da corrida.
A Red Bull de Perez e a Mercedes de Hamilton eram muito rápidas e o mexicando passou a atacar Leclerc pela segunda posição enquanto Hamilton o pressionava pelo terceiro posto. Com isso Sainz já abria 2,6s de vantagem.
Tirando Sainz, com boa vantagem, os três trocaram de posições várias vezes. Perez, por fora, tentou ultrapassar Leclerc, mas viu Hamilton ganhar a posição dos dois. Na curva seguinte, Perez reassumiu a P2, enquanto Hamilton e Leclerc brigavam pela P3.
Leclerc conseguiu se manter na frente depois de reassumir a posição por fora na Copse, mas Hamilton usou o DRS para retomar a posição do monegasco.
No fim, Sainz venceu sua primeira corrida na Fórmula 1. Perez e Hamilton completaram o pódio. Leclerc foi o quarto, Alonso o quinto. Norris, Verstappen, Schumacher, Vettel e Magnussen completaram, respectivamente, a zona de pontuação.
Confira o resultado do GP da Inglaterra de F1:
1) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
2) Sergio Pérez (Red Bull)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
7) Max Verstappen (Red Bull)
8) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
9) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
10) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
13) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
OUT) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
OUT) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
OUT) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) George Russell (Mercedes)
OUT) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)