O cantor Maurílio, que formava dupla com Luiza, morreu na tarde desta quarta-feira (29) em um hospital de Goiânia. Maurílio estava internado em uma UTI (Unidade de terapia itensiva) de um hospital em Goiânia (GO) desde que, há mais de uma semana, foi diagnosticado com tromboembolia.
Maurílio foi internado no dia 14 de dezembro após sofrer três paradas cardíacas enquanto participava da gravação do DVD da dupla Zé Felipe e Miguel. Já naquele momento o estado de saúde do artista foi dado como grave.
Assim que começou a sentir dores, Maurílio foi levado para o hospital Jardim América, em Goiânia. Através de um comunicado, a equipe da dupla confirmou o cancelamento dos próximos shows.
Um boletim médico já havia informado que Maurílio havia tido uma piora no quadro clínico nas últimas 12 horas. O médico, Wandervan Azevedo, informou que ele chegou a ter três paradas cardíacas e precisou ser sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Tromboembolia pulmonar é a uma obstrução dos vasos da artéria pulmonar. A ocorrência provoca um coágulo que pode ir para o pulmão, coração ou cérebro, bloqueando o fluxo do sangue nesses lugares.
Maurílio sofreu uma lesão renal e passou a ser submetido à hemodiálise. No dia 17, a sedação foi suspensa para os médicos avaliarem suas a condições neurológicas e, no dia depois, o hospital informou que ele vinha melhorando. Um dia depois, passou a respirar espontaneamente e a esposa, Luana Ramos, chorou de emoção ao vê-lo melhor. Mas seu quadro começou a piorar. Os problemas respiratórios chegaram no domingo, remédios foram trocados, mas, na terça, Maurílio teve mais dificuldades, e seu quadro se tornou irreversível.
Maurílio Ribeiro nasceu de Imperatriz, cidade do Maranhão, e Luiza em Belo Horizonte, Minas Gerais. Eles formaram a dupla sertaneja em 2016, após se conhecerem no dia em que ela estava passando férias na cidade maranhense e o chamou ao palco para cantarem juntos durante o aniversário de uma amiga em comum. A dupla ficou conhecidos cantando S de Saudade, que conta com a participação de Zé Neto e Cristiano.