
A Câmara Municipal de Valparaíso realizou na manhã desta quinta-feira (23) uma Audiência Pública para tratas de soluções para os problemas do transporte público e a mobilidade urbana entre a Região Metropolitana do Entorno e o Distrito Federal.
Proposta pelo vereador Plácido Cunha (Avante), o debate contou com a presença de populares e diversas autoridades, como os deputados federais Lêda Borges (PSDB-GO) e Rubens Ottoni (PT-GO), a secretária do Entorno, Maria Caroline Fleury de Lima, os prefeitos de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), de Cidade Ocidental, Fábio Correia (PP), além de vereadores das quatro cidades da região, mais próximas ao DF e outras personalidades.

De acordo com Plácido Cunha, o momento é propício para buscar soluções para os problemas do transporte público e a mobilidade urbana entre as cidades do Entorno e o Distrito Federal.
“O intuito é de que a gente aproveite esse momento em que foi criada a Região Metropolitana, o início de um Governo Federal"
, disse o parlamentar, que completou:
"Nós estamos sabendo que com essas autoridades aqui presentes, que nós vamos chegar com esse assunto onde de fato vai ter a solução, que é nos governos do Distrito Federal, no governo do estado de Goiás e no Governo Federal. Desta vez nós vamos com isso até o fim, porque nós entendemos que agora não dá mais para adiar esse debate. Nós só vamos parar quando a gente tiver uma solução em definitivo, seja ela qual for."

Em sua fala, a deputada federal Lêda Borges relatou reuniões com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) em busca de soluções para a região.
"Nós já ajudamos em projetos que nós já tínhamos a muito tempo, a Goinfra (Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes) e a ANTT a avançar no projeto do BRT (até Luziânia)"
, comentou a parlamentar.
Lêda Borges apresentou aos órgãos responsáveis um projeto elaborado quando ainda era prefeita de Valparaíso, com soluções para melhorar a trafegabilidade na BR040.
A deputada ainda anunciou tratativas para a implementação do transporte ferroviário de passageiros com um pleito para que as regras da nova concessão da ferrovia exija da futura permissionária a implementação desse modal.

Já a recém empossada secretária do Entorno, Maria Caroline Fleury, demonstrou que o assunto está sendo tratado, de fato, de maneira técnica pelo governo estadual. Além das reuniões já feitas com Lêda Borges, ela relatou que está avançando com estudos para implementar soluções fáticas para o transporte da região.
"Além de discutir a infraestrutura, a gente tem que falar em paralelo de qualidade, a gente sabe quanto tempo as pessoas tem perdido com a falta, ou pior, com um transporte de péssima qualidade que a gente vai igual sardinha dentro dos ônibus"
, disse a secretária que ainda completou:
"A gente precisa discutir infra, mas hoje em especial a gente precisa discutir a modelagem do consórcio, que é o Estado de Goiás, que o governador Caiado disponibilizou toda a boa vontade, colocou como missão o transporte da região."
As autoridades agora devem se encontrar novamente para tratar do assunto numa nova audiência a ser realizada em Novo Gama.