Com gols de Gregore, Adryelson e Savarino, o Botafogo derrotou o Palmeiras por 3 a 1 nesta terça-feira (26), no Allianz Parque, em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão.
Com a vitória, o Glorioso chegou aos 73 pontos e reassumiu a liderança do Brasileirão, enquanto o Verdão ficou estacionado nos 70 pontos, e caiu para a segunda posição do torneio.
O triunfo sobre o Alviverde deixa o Botafogo perto do título. O time carioca, que tem o Internacional pela frente, pode até ser campeão na próxima rodada, a depender dos resultados das partidas de Palmeiras e Fortaleza.
O jogo
O jogo começou eletrizante, com o Palmeiras exercendo a tradicional pressão inicial dos mandantes nos primeiros 15 minutos, e quase abriu o placar logo cedo, quando um escanteio batido por Raphael Veiga encontrou Gustavo Gómez sozinho na grande área, que cabeceou ao lado do gol defendido por John.
Na sequência da chance perdida pelo defensor alviverde, Marcos Rocha deixou Rony na cara da meta adversária com um belo cruzamento, mas o atacante pegou mal na bola e desperdiçou a oportunidade.
Mas, na primeira grande chegada do Botafogo no jogo, aos 19 minutos, o time carioca abriu o placar com Gregore, que recebeu livre de Almada após escanteio curto para marcar.
A equipe comandada por Abel Ferreira quase conseguiu uma resposta logo em seguida, quando Gómez ajeitou um lateral de Marcos Rocha para Rony, que finalizou forte na trave.
O Verdão ainda teve outra grande chance na primeira etapa, quando depois de uma boa jogada, Estêvão encontrou Marcos Rocha, que cabeceou e exigiu uma defesaça de John no contrapé.
O ritmo do segundo tempo não acompanhou a chuva de chances dos 45 minutos iniciais, e a primeira oportunidade da etapa final veio aos nove minutos, quando uma falha de Barboza deixou Flaco López sozinho com John, mas o argentino perdeu o gol tentando encobrir o goleiro.
A missão do Palmeiras ficou mais complicada aos 25 minutos, quando Marcos Rocha acertou um tapa em Igor Jesus, e após revisão do VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio expulsou o defensor.
O domínio botafoguense seguiu na partida, com o time carioca quase conseguindo o segundo gol na saída de bola, quando Almada parou em uma boa defesa de Weverton.
Logo em seguida, um tiro de meta rapidamente batido por John alcançou Igor Jesus, que deixou Savarino na cara do gol para marcar o segundo tento alvinegro no jogo.
Já perto dos acréscimos, Adryelson marcou o terceiro gol do Botafogo, testando forte um escanteio de Savarino e deixando a situação do Glorioso ainda mais confortável.
Ainda houve tempo para Richard Rios descontar para o Palmeiras nos acréscimos, com um forte chute no canto esquerdo de John, dando números finais ao duelo.
Próximos compromissos
Na sua agenda, o Botafogo tem outra decisão pela frente. No sábado (30), às 16h, enfrenta o Atlético-MG no Monumental de Núñez, na Argentina, pela grande final da Libertadores. Já o Palmeiras volta a campo apenas no dia 4 de dezembro, quando visita o Cruzeiro pelo Brasileirão.