O ator Luis Gustavo morreu neste domingo (19) após lutar contra um câncer no intestino que descobriu em 2018.
Multifacetado, Luis Gustavo atuou em diversas novelas e séries da Globo, como ‘Anjo Mau’, ‘Cara a Cara’, ‘Elas por Elas’, ‘Ti Ti Ti’, ‘Que Rei Sou Eu?’, ‘O Salvador da Pátria’, ‘O Mapa da Mina’, ‘Confissões de Adolescente’, ‘Sai de Baixo’, ‘Começar de Novo’, ‘Alma Gêmea’, ‘O Profeta’, ‘Malhação’, ‘Joia Rara’, ‘Êta Mundo Bom!’, entre outras. Um dos seus papéis mais marcantes foi como Vanderlei Mathias, o Vavá, no humorístico dominical ‘Sai de Baixo’.
Casado com Cris Botelho o ator deixa os filhos Luis Gustavo Vidal Blanco, que tinha como mãe Heloísa Vidal, e Jéssica Vignolli Blanco, fruto do casamento do com a atriz Desireé Vignoll, além da neta Marina Hoagland Blanco Buzzone e os sobrinhos Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes.
Nascido na cidade de Gotemburgo na Suécia em 02 de fevereiro de 1934, Luis Gustavo chegou ainda criança no brasil com seus pais espanhóis.
No início da carreira, ele tornou-se assistente de direção de programas como o teleteatro ‘TV de Vanguarda’. Sua primeira novela foi ‘Se o Mar Contasse’, de Ivani Ribeiro, na TV Tupi, em 1964, e logo atuaria também nas novelas ‘O Sorriso de Helena’, ‘O Direito de Nascer’, ‘O Amor Tem Cara de Mulher’ e ‘Estrelas no Chão’.
Os maiores sucessos vieram com o costureiro Ariclenes Almeida, chamado de Victor Valentin na novela ‘Ti Ti Ti’, o músico cego Léo em ‘Te Contei?’ e o playboy Ricardo em ‘Anjo Mau’, todas de Cassiano Gabus Mendes. Mas, talvez, o sucesso mais recente, e o que o tornará lembrado por muitas pessoas, é o personagem Vanderlei Mathias, o Vavá, do extinto humorístico ‘Sai de Baixo’.
A confirmação da morte veio por meio de seu sobrinho Cássio Gabus Mendes, por meio das redes sociais: