Nesta segunda-feira (23), horas após o bombardeio em suas bases no Catar e no Iraque, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Irã e Israel chegaram a um acordo para um cessar-fogo total, previsto para começar, após a conclusão das últimas missões militares em andamento.

Segundo o norte-americano, a trégua terá início oficialmente com o Irã e, após 12 horas, será a vez de Israel cessar as operações, dando fim ao que chamou de “Guerra dos 12 dias”.
O comunicado foi feito por meio da rede Truth Social, onde Trump afirmou que o conflito poderia ter durado anos e devastado todo o Oriente Médio, mas foi encerrado com coragem, inteligência e resistência dos dois países.
"Partindo do pressuposto de que tudo funciona como deveria, o que acontecerá, gostaria de parabenizar os dois países, Israel e Irã, por terem a resistência, a coragem e a inteligência para acabar com o que deveria ser chamado de 'A GUERRA DOS 12 DIAS'", escreveu o presidente norte-americano.
Irã nega que há acordo de cessar-fogo
Na sequência o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, desmentiu Trump, afirmando que ainda não havia acordo de cessar-fogo com Israel, mas que Teerã deixaria de atacar, caso o governo israelense interrompa sua ofensiva.