Bancos, televisões e companhias aéreas estão sofrendo com um apagão global de tecnologia ocorrido nesta sexta-feira (19).
Há relatos de diversas operações suspensas em diferentes partes do mundo.
Voos no aeroporto de Sydney, na Austrália, não puderam decolar. As companhias americanas Delta e United Airlines também suspenderam todos os seus voos.
No Reino Unido, houve um apagão na bolsa de valores de Londres, linhas de trem também foram suspensas e diversos aeroportos relataram atrasos.
O canal de televisão Sky News ficou fora do ar. O canal infantil e adolescente da BBC, CBBC, também teve sua transmissão suspensa.
A autoridade australiana de segurança cibernética disse que o problema foi um "apagão técnico de grande escala".
A polícia no Estado americano do Alasca noticiou um apagão nas linhas de telefone de emergência. No Facebook, a polícia disse que "muitos call centers de emergência e de 911 [o número de emergência nos EUA] pararam de funcionar normalmente no Estado do Alasca".
O que causou o apagão global?
Durante a crise, relatos do setor sugerem que uma empresa de segurança cibernética chamada Crowdstrike, que produz software antivírus, lançou uma atualização de software que deu errado e está bloqueando dispositivos Windows, segundo a editora de tecnologia da BBC Zoe Kleinman.
Kleinman destaca que ainda não está confirmado se as duas questões estão relacionadas ou "se é uma tempestade perfeita de duas grandes coisas acontecendo simultaneamente".
A BBC procurou a Crowdstrike, mas não havia recebido resposta até a publicação desta reportagem.
A American Airlines, que é a maior companhia do mundo em número de passageiros, disse à BBC na manhã desta sexta-feira que nenhum voo está autorizado a decolar e que está em contato com todos os voos que estão atualmente no ar.
A companhia afirmou que os problemas de TI se devem a um “problema técnico com o Crowdstrike que está afetando várias operadoras” e que está trabalhando com a empresa de segurança de TI para resolver o problema o mais rápido possível.