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Apagão global de tecnologia afeta voos, bancos e serviço de emergência; o que se sabe até agora

Bancos, televisões e companhias aéreas estão sofrendo com um apagão global de tecnologia ocorrido nesta sexta-feira (19).

Apagão de tecnologia atinge todo o planeta / Foto: Reprodução

Há relatos de diversas operações suspensas em diferentes partes do mundo.

Voos no aeroporto de Sydney, na Austrália, não puderam decolar. As companhias americanas Delta e United Airlines também suspenderam todos os seus voos.

No Reino Unido, houve um apagão na bolsa de valores de Londres, linhas de trem também foram suspensas e diversos aeroportos relataram atrasos.

O canal de televisão Sky News ficou fora do ar. O canal infantil e adolescente da BBC, CBBC, também teve sua transmissão suspensa.

A autoridade australiana de segurança cibernética disse que o problema foi um "apagão técnico de grande escala".

A polícia no Estado americano do Alasca noticiou um apagão nas linhas de telefone de emergência. No Facebook, a polícia disse que "muitos call centers de emergência e de 911 [o número de emergência nos EUA] pararam de funcionar normalmente no Estado do Alasca".

O que causou o apagão global?

Durante a crise, relatos do setor sugerem que uma empresa de segurança cibernética chamada Crowdstrike, que produz software antivírus, lançou uma atualização de software que deu errado e está bloqueando dispositivos Windows, segundo a editora de tecnologia da BBC Zoe Kleinman.

Kleinman destaca que ainda não está confirmado se as duas questões estão relacionadas ou "se é uma tempestade perfeita de duas grandes coisas acontecendo simultaneamente".

A BBC procurou a Crowdstrike, mas não havia recebido resposta até a publicação desta reportagem.

A American Airlines, que é a maior companhia do mundo em número de passageiros, disse à BBC na manhã desta sexta-feira que nenhum voo está autorizado a decolar e que está em contato com todos os voos que estão atualmente no ar.

A companhia afirmou que os problemas de TI se devem a um “problema técnico com o Crowdstrike que está afetando várias operadoras” e que está trabalhando com a empresa de segurança de TI para resolver o problema o mais rápido possível.

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