O aliado do prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), Gean Pereira dos Santos, conhecido pela alcunha de Chefe da Farra, foi intimado e prestou depoimento na terça-feira anterior, 5 de setembro, no Departamento de Polícia Legislativa (DEPOL) após denúncia de reiteração do uso de fake news para atacar e denigrir a imagem da deputada federal Lêda Borges (PSDB) e familiar.

Gean, que já é condenado no processo 5444498-09.2020.8.09.0162 por danos morais praticados contra parlamentar, faz parte de um grupo de aliados do prefeito Pábio, que se mantem ativo nas redes sociais, defendendo o governo e atacando a deputada, eleita em embates públicos do próprio gestor como sua adversária.
Acusação
Recentemente, em uma discussão num grupo do aplicativo de mensagens, o WhatsApp, Chefe da Farra publicou um vídeo com a imagem do esposo da deputada Lêda Borges sugestionando ato ilícito, o que sabidamente já foi descartado pelo Procedimento de Investigação 003/2017 do Grupo de Atuação de Combate ao Crime do Ministério Público do Estado de Goiás.
O pabista teria usado uma legenda jocosa na publicação, considerada na denúncia como “falaciosa, leviana e ilegal”, pela retirada de contexto e o próprio uso das imagens, como mencionado, já analisadas por órgãos de justiça e fiscalização.
Processos:
Além do pagamento da multa de R$ 5 mil, a que já está sentenciado, Geam agora responde a um novo processo, que além de nova multa, pode levá-lo a perca da primariedade, tornando possível penas de detenção, em caso de reincidência.
Gean dos Santos disse ao jornal que usou um vídeo de redes sociais e que respeita as decisões judiciais. Consultada, a assessoria de comunicação da prefeitura não se manifestou.