
Foto: Reprodução (Marcos Silva)
Desde que assumiu a prefeitura de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL) vem realizando uma gestão destacada na Região do Entorno Sul e em todo o estado de Goiás.
Mesmo com recursos federais bloqueados no início do seu governo, devido o endividamento e a inadimplência herdada da gestão anterior, a administração Mangão conseguiu manter investimentos desde o primeiro dia.
"Nós fomos eleitos em uma campanha [eleitoral] modesta, sem compromissos obscuros, por isso fazemos um governo leve, sem o custo de coisas erradas, e isso a gente vê por aí que pesa muito. Então, com pouco nós estamos conseguindo fazer muito"
, disse o prefeito novo-gamense em entrevista para o Jornal, por ocasião dos primeiros seis meses de governo.

Foto: Marcos Silva
No enfrentamento á pandemia de Covid-19 e suas consequências, por exemplo, Novo Gama chegou a ter uma estratégia de vacinação copiada pelo Distrito Federal e foi a única cidade goiana da região a desenvolver um “Auxílio Emergencial Municipal” com transferência de renda para famílias afetadas economicamente.

Fotos: Marcos Silva (Prefeitura de Novo Gama)
Em dois anos, Mangão iniciou a reforma de dez escolas, inaugurou a primeira creche pública da cidade, que estava com as obras abandonadas a mais de 10 anos, e qualificou a educação para além da infraestrutura. Sob o seu governo, Novo Gama implantou a primeira escola municipal de tempo integral da região.

Foto: Marcos Silva
Na área de infraestrutura as obras avançam, muitas financiadas com recursos próprios, até o momento, mais de 39 km de asfalto foram recapeados no município. O governo realizou a substituição de lâmpadas vapor de sódio, por luminárias de LED nos bairros Boa Vista 1 e 2 e Lunabel, entre outros, como a revitalização de praças, quadras de esportes e a reforma do Estádio Municipal Luiz Alfredo, que promete fomentar a economia e o turismo da cidade.

Foto: Marcos Silva
Já na segurança pública, a guarda-municipal novo-gamense é, de longe, a mais equipada do Entorno, com armamento letal recém incorporado, cursos como de armamento e tiro e a maior e mais nova frota de viaturas.

Foto: Marcos Silva
Na área da saúde, Novo Gama foi destaque além do enfrentamento da Covid-19, Mangão reformou a UPA 24 horas, iniciou, ainda, a reforma do CAPS; implantou um laboratório para atender as demandas das unidades e criou o Centro de Especialidades, com objetivo de disponibilizar consultas com urologista, dermatologista, pediatra, ginecologista, ortopedista, fonoaudiólogo, cardiologista, nutricionista, dentre outros profissionais.
Recentemente, o município foi destaque na mídia da capital nacional com o projeto ‘Horta na Escola’, uma parceria entre as secretarias de Agricultura, Educação e Promoção Social, com o objetivo de inserir os estudantes em debates sobre a importância da educação alimentar e do cultivo de alimentos orgânicos. O projeto tem beneficiado todas as escolas municipais, melhorando a qualidade e reduzido o custo da merenda escolar.
Resultado disso, no mês de julho, o Prefeito foi homenageado pelo governo de Goiás com a medalha da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera 2022, maior honraria do Estado. Durante a cerimônia, o governador, Ronaldo Caiado, agradeceu o trabalho prestado e destacou que as ações realizadas em cada município tem influenciado no desenvolvimento de Goiás.

Foto: Reprodução (Marcos Silva)
Entre os moradores de Novo Gama, a transformação do município é reconhecida até com espanto pelo volume e velocidade com que as coisas estão acontecendo. “Outras gestões passaram pelo município e ficavam só na promessa, só no papel. O Mangão prometeu e está cumprindo. O Mangão está trabalhando bastante! Então, ele está de parabéns!”
, comentou um cidadão.